segunda-feira, 19 de abril de 2010

Casamento e divórcio

casamento

Sou muito infeliz no casamento e, por isso, mantenho um relacionamento
extraconjugal. Gostaria de saber se Deus aprovaria o divórcio, para eu me
casar com a outra mulher.

Um dos maiores problemas da sociedade contemporânea é a infelicidade e a conseqüente infidelidade no casamento. Sentindo-se incapazes de solucionar seus problemas matrimoniais, muitos têm optado pelo divórcio ou por relacionamentos afetivos extraconjugais. Isto se deve, em grande parte, à tendência moderna de encarar o amor não mais como um princípio alterocêntrico (centralizado nos outros) e sim como um mero sentimento egocêntrico (centralizado no próprio eu).

De acordo com as Escrituras, o casamento é um compromisso vitalício e indissolúvel (ver Mt 19:6), que não pode ser desfeito, exceto pela morte (ver I Co 7:8, 9 e 39) ou pelo adultério (ver Mt 19:3-9) de um dos cônjuges. Somente quando um dos consortes morre ou adultera é que o outro fica livre para contrair novas núpcias, se assim o desejar. São de Cristo as palavras: “quem repudiar sua mulher, não sendo por relações sexuais ilícitas [da parte dela], e casar com outra comete adultério e o que casar com a repudiada comete adultério” (Mt 19:9; ver também Mc 10:11 e 12).

Todo relacionamento sexual extra-conjugal é condenado pelo sétimo mandamento do Décalogo,que ordena: “Não adulterarás” (Êx 20:14; ver também Mt 5:27-32). João Batista foi claro e incisivo em sua desaprovação ao relacionamento extraconjugal de Herodes Antipas com Herodias (ver Mt 14:1-12; Mc 6:14-29; Lc 3:18-20). Em nenhum momento João sancionou a idéia de que Herodes poderia separar-se de sua primeira esposa para casar com Herodias, com a qual ele já convivia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário