quarta-feira, 28 de abril de 2010

Atual barítono dos Arautos do Rei diz que aprendeu a fazer amigos no IAENE

Pastor Jairo  Nunes de Souza
"Foi no IAENE que aprendi a ser amigo e fiz muitos deles. No IAENE me aproximei mais de Deus e tomei a decisão definitiva de ser pastor”.

Durante o tempo em que foi estudante de Teologia e Jornalismo, o Pastor Jairo Nunes de Souza, 27 anos, desenvolveu atividades importantes em diversas áreas. No curso de Teologia, participou do Projeto Share Him, de Evangelismo em Guiné-Bissau, na África. Na área de Comunicação, foi colaborador da ABJ – Agência Brasileira de Jornalismo e articulista da revista eletrônica Canal da Imprensa. Na música, teve oportunidade de cantar em grupos como Comunhão, do Instituto Adventista de Ensino do Nordeste, IAENE, onde cursou o Ensino Médio, e Novotom, do Centro Universitário Adventista de São Paulo, onde estudou Teologia e Jornalismo.

Jairo Souza é natural de Palmares - PE. Casado desde dezembro de 2007 com Sabrina Rostirolla Souza, formada em Letras. Ele concedeu ao Jornalista Daniel Cruz a seguinte entrevista.

D.C - O quarteto Arautos do Rei é um grupo oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, respeitado e conhecido pela pregação através da música. Como você se sente ao fazer parte do quarteto e como aconteceu a sua entrada nos Arautos?

Pr. Jairo - Eu nasci em um lar adventista, e desde minha infância lembro de meu pai colocando os LPs dos Arautos do Rei no toca-discos. Sem dúvida, o AR fez parte da minha infância e da minha formação musical. Fazer parte desta história hoje é um grande privilégio. É impressionante a abrangência do ministério do quarteto. Além do público adventista, pessoas de diversas outras denominações apreciam a música dos Arautos. Sendo bem sincero, não me imaginava no AR, embora já houvesse feito três testes nos últimos quatro anos. Estava trabalhando quando o telefone tocou com uma ligação do diretor musical do quarteto, Ricardo Martins. Ele me contou que o Elson Gollub já há algum tempo pensava em descansar da rotina de viagens do grupo, e que após oito anos cantando havia chegado o momento. Foi então que surgiu o convite. Viajei a Jacareí-SP, onde está a sede da Novo Tempo, fui entrevistado pelo Diretor da Novo Tempo, Pr. Marlon Lopes, e após gravar a música “Um Pouco Mais”, fui confirmado como o novo integrante do quarteto.


D.C – Antes de fazer parte da equipe de A Voz da Profecia, onde você desenvolvia suas atividades como pastor?

Pr. Jairo - Eu morava em Natal –RN, onde trabalhava como líder de Jovens da Missão Nordeste, território que abrange os Estados da Paraíba e Rio Grande do Norte. Exerci a função por um ano e meio. Antes atuei como pastor distrital durante um ano numa cidadezinha paraibana chamada Guarabira. A experiência ministerial nesses dois anos e meio, foi fantástica. É maravilhoso trabalhar, ensinar e aprender com os irmãos da igreja, especialmente com os jovens.


D.C – Vamos voltar um pouquinho no tempo. Você é um ex-aluno do IAENE, e passou bons momentos conosco. Qual é o grau de importância do IAENE na sua base musical, acadêmica e profissional.

Pr. Jairo - Cheguei ao IAENE em 1998 para fazer o ensino médio. Com 14 anos de idade, era a primeira vez que deixava o convívio com meus pais. Não foi fácil, mas se pudesse voltar no tempo, faria tudo da mesma forma. Foi no IAENE que aprendi a ser amigo e fiz muitos deles. Um deles, o Professor Kenyo Marinho, um grande amigo que tenho até hoje. Foi no IAENE onde comecei a cantar em harmonia. Cantei no Coral Castro Alves, grupo Louvor e Vida e também no Comunhão. Preciso mencionar a influência de um grande professor e amigo, Jezreel Melo, na época professor de Matemática. É um grande amigo e foi meu conselheiro. Tenho até um primo que estuda por aí, o Renan Nunes, aluno de psicologia... No IAENE me aproximei mais de Deus. Nos cultos na igreja, nos residenciais e nas viagens do coral. No IAENE tomei a decisão definitiva de ser pastor. São muitas boas lembranças. Só boas lembranças. De 2001 pra cá só carrego saudades do colégio.


D.C – Hoje você se considera um “cantor pastor” ou um “pastor cantor”?

Pr. Jairo - Boa pergunta! Sem dúvida “pastor cantor”. Na minha família existem três pastores. Cresci neste ambiente que me inspirou a ser quem sou. O convívio com meu pai me ensinou que é preciso amar a causa de Deus e oferecer a Ele o meu melhor como pastor. Já a música veio por meio de minha mãe, que foi e sempre será a maior responsável pelas minhas cantorias. Hoje penso na música como um ministério. A Bíblia menciona os levitas como pessoas cuja responsabilidade era conduzir Israel no louvor e adoração ao Senhor. Deus tem muito carinho por este assunto. Entendo que este ministério deve ser exercido mediante comunhão sincera e dependência completa.


D.C – Sabemos que os componentes dos Arautos do Rei têm sempre uma outra função na Rede Novo Tempo. Além de pregar cantando pelo Brasil, qual é a sua segunda função?

Pr. Jairo - Quando não estamos em viagem com o AR, trabalho com minha esposa, Sabrina Souza, no departamento que cuida do atendimento à audiência de todos os programas da Novo Tempo, a Escola Bíblica. Nela atendemos as solicitações do público enviando estudos bíblicos, revisando o conteúdo oferecido, esclarecendo dúvidas bíblicas, aconselhando e orando com as pessoas. Além disso, estou produzindo um novo programa que deve estrear em abril chamado “Bíblia Fácil”, apresentado pelo pastor Ivan Saraiva para a Brasil e “La Biblia Habla”, apresentado pelo pastor Moisés Rivero para a língua hispana. A proposta de ambos os programas é a mesma: apresentar a Bíblia do modo mais simples possível.


D.C – O que você espera da sua estada na Voz da Profecia?

Pr. Jairo - É uma fase completamente nova no nosso ministério. Nos colocamos como aprendizes para fazer o melhor para Deus. Aliás, recebi uma pasta com 32 músicas que preciso aprender neste mês para atender os compromissos do quarteto. Creio que Deus nos coloca em alguns lugares ou funções para que floresçamos e que uma vez abençoados, abençoemos outros. Penso que é isso que Deus espera de nós, portanto esse é o nosso sonho.


D.C – Gostaria que você mandasse uma mensagem especial, direcionada aos alunos do IAENE, muitos deles, estudantes de teologia.

Pr. Jairo - Quando comecei meu ministério ouvi um conselho que creio, todo cristão deveria seguir. O pastor Abdoral Cintra me disse: “coloque suas prioridades na seguinte ordem: primeiro lugar, Deus; segundo lugar, família; terceiro lugar seu trabalho.” Quando colocamos Deus em primeiro lugar, nossa vida passa a ser guiada por Ele. A direção divina em nossa vida não nos garante proteção 24 horas contra os problemas e surpresas do dia a dia, mas nos ajuda a discernirmos, em meio à correria da vida, que decisões tomar. Nos dá sensibilidade pra valorizarmos o que é mais importante. O resultado disso? Relacionamentos mais estáveis, harmonia familiar e sucesso conforme plano divino. Para você que estuda neste colégio tão especial eu diria: aproveite cada minuto. Aproveite os amigos, os estudos. Pratique esporte, desenvolva hábitos saudáveis. Mas espero que, mais que adquirir conhecimento ou construir relacionamentos, você permita que Deus o encontre aí. Deixe que Ele seja o condutor da sua vida e você verá que vale a pena.


Abaixo, algumas fotos do atual quarteto Arautos do Rei.


Quarteto Arautos do Rei Atual



Pr. Jairo, o segundo da direita para a esquerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário