quinta-feira, 6 de maio de 2010

Ancoragens com cordas – a forma segura de fixação com segurança

museu_ancora

Por Átila Santos

Muitas vezes vemos portais e construções em pioneiria que são incríveis obras de engenharia, podemos até conseguir produzir uma réplica, mas não sabemos como mante-las de pé. Então para isso existe a ancoragem.

A técnica de fixar cabos não é uma tarefa simples e fácil como muitos pensam, mas podem ser facilitadas com técnicas precisas e execuções bem feitas.

01 2

Tipos de ancoragens simples (clique na imagem para ver maior)

3 4

Ancoragens elaboradas com o uso de corda (clique na imagem para ver maior)

As ancoragens simples ou elaboradas dependem muito tipo de terreno, das condições do solo, dos elementos ao redor como árvores, rochas, a tensão que desejamos aplicar e a quantidade de corda de que dispomos. Todos estes elementos são essenciais para uma boa e segura ancoragem.

Como os nós, cada situação exige um tipo diferente de fixação, ondem muitas das vezes teremos que improvisar para que a mesma seja firme e funcional.

É frequente a necessidade de segurar fortemente um cabo para suportar o esforço de uma tensão, isso se faz com uma ancoragem, dependendo de sua fixação para que não se desprenda.

Uma ancoragem não precisa necessariamente ser usada somente como uma forma de tracionar, mas também uma forma de dar um “plus” a pioneiria ornamental que estamos preparando.

5 6
Alguns outros tipos de ancoragem (clique na imagem para ver maior)

Para uma boa ancoragem e qual utilizar, a quantidade de corda é fundamental, pois sempre devemos levar em conta a tensão a que se sujeitará esta corda.

As variantes são as maiores possíveis, para cada situação, um tipo diferente.

Toda ancoragem é uma força de confiança e por isso devemos nos preocupar pela segurança de nossa ancoragem, garantindo que ela não se desprenda, que está perfeitamente fixa e que a corda possua a espessura (bilota) necessária para o fim desejado.

15 13 14

Estas ancoragens recomendamos para pontes, porém deves-se garantir que as estacas estejam rachadas, se as amarras estão bem feitas e se a espessura da corda é apropriada.

16

Umas estacas cravadas no solo amarradas umas as outras, uns pedaços de madeira presos em cruz e enterrados, duas ripas grossas e fortes cravadas em diagonal ou um tronco preso, são âncoras colocadas em sentido contrário à tração, como ponto fixo para prender fortemente um cabo.

17

A âncora de janela é recomendada para emergências.

Dar tensão torcendo e retorcendo uma corda é uma forma prática para dar firmeza às amarras.

22 23
24 21
Uma ótima forma de tencionar uma amarra (clique na imagem para ver maior)

Quando terminamos uma construção e a umidade do ambiente ou a chuva afrouxam as amarras, a alternativa é pegar um galho resistente, introduzi-lo entre a amarra, e torcendo com o mesmo esse ponto e se fixa com um nó, recuperando a tensão que lhe dá firmeza.

A escolha de qual é a melhor ancoragem para cada uso, só a prática nos ensina perfeitamente e esta se adquire fazendo.

Veja abaixo alguns outros tipos de ancoragens e se divirta em seus próximos acampamentos.

18 19 78 9 20
10
11 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário